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Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI-PRD)

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Diretoria de Desenvolvimento Institucional - DDI é responsável pelo gerenciamento das informações de gestão e das atividades de informações institucionais. O gerenciamento das informações de gestão ocorrem por meio do monitoramento dos indicadores de gestão e pelo gerenciamento da elaboração do Relatório de Gestão. O gerenciamento das atividades de informações institucionais ocorre por meio da análise de dados estatísticos institucionais, elaboração de relatórios de indicadores, aprimoramento do processo de captação e atualização de dados institucionais e pela colaboração com o desenvolvimento de projetos especiais.

DDI - Estrutura Hierárquica

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Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional - PRD
 
Diretoria de Desenvolvimento Institucional - DDI-PRD 
 
 
Diretor: Flavio Kyoshi Saito

Fone: (11) 3775-4557
E-mail: ddi@ifsp.edu.br
Horário de atendimento do setor: 8h às 20h

DDI - Regimento

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Art. 32. É responsável pelo macroprocesso de gestão do desenvolvimento organizacional e da inovação, bem como pela gestão da informação corporativa. Além disso, é responsável por processos que envolvem a gestão de controles internos. São de competências da diretoria o desenvolvimento do planejamento e monitoramento estratégico, da gestão de processos, da inovação nos serviços públicos, da gestão de dados estratégicos, do planejamento da gestão da informação e documentação, e da gestão da integridade e de controles internos. São atribuições da diretoria:

I - Coordenar o planejamento e monitoramento do desenvolvimento institucional;

Responsável por organizar e acompanhar as ações estratégicas que visam o crescimento e a modernização do IFSP, alinhando os objetivos institucionais ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), monitorando os resultados e ajustando as estratégias conforme necessário.

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VI. Apoiar a gestão da informação
Fornecer orientações e ferramentas para organizar, compartilhar e proteger as informações institucionais, assegurando sua acessibilidade e confiabilidade para subsidiar a gestão.


VII. Promover e apoiar o planejamento e monitoramento dos controles internos
Auxiliar na implementação de mecanismos que garantam o cumprimento de normas e regulamentos, bem como na mitigação de riscos e melhoria contínua dos processos administrativos.


VIII. Promover e apoiar a governança institucional
Desenvolver e implementar estruturas, políticas e práticas que assegurem a gestão responsável e eficiente dos recursos institucionais, além de alinhar os objetivos estratégicos às operações.


IX. Promover o desenvolvimento da inteligência institucional e o uso de indicadores
Fomentar a coleta e análise de dados para gerar conhecimento estratégico, promovendo a utilização de indicadores de desempenho como ferramentas para monitorar e alcançar os objetivos organizacionais.


X. Promover o desenvolvimento da integridade pública
Implementar ações e políticas que fortaleçam os valores éticos, a transparência e o combate à corrupção, alinhando-se às boas práticas de integridade no setor público.


XI. Apoiar o planejamento das áreas de negócio
Atuar em conjunto com diferentes áreas para elaborar e executar seus planejamentos estratégicos e operacionais, alinhando suas metas aos objetivos institucionais.


XII. Atender às demandas administrativas da pró-reitoria vinculada
Prestar suporte técnico e administrativo à Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRD), garantindo o funcionamento eficaz e eficiente das atividades diárias e o atendimento às necessidades específicas.

 

 

II - Apoiar a gestão de processos de negócio;

Fornecer suporte técnico e metodológico para identificar, mapear, otimizar e monitorar os processos internos, promovendo eficiência, redução de burocracias e melhor integração entre as áreas.

III. Promover a gestão da inovação organizacional;

Incentivar a criação e implementação de iniciativas inovadoras que melhorem os serviços e processos institucionais, utilizando tecnologias emergentes e práticas inovadoras para agregar valor à instituição.

IV. Promover a governança de dados estratégicos;

Implementar políticas e práticas que assegurem a qualidade, integridade e segurança dos dados institucionais, garantindo que as informações sejam usadas estrategicamente para tomada de decisão.

V. Coordenar o processo de prestação de contas anual;

Organizar e supervisionar a elaboração do Relatório de Gestão e demais documentos exigidos para a prestação de contas do IFSP aos órgãos de controle e à sociedade, garantindo transparência e conformidade.

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A Instrução Normativa conjunta entre o Ministério do Planejamento e a CGU, de nº 01/2016, determina que todos os órgãos devem implementar sua política de gestão de riscos. Mas para que serve a Gestão de Riscos?

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A Ética ou Filosofia Moral reflete sobre diferentes morais e como justificar racionalmente cada uma delas. A Moral se aplica à casos concretos exigindo ações concretas, que no serviço público permitem alcançar o objetivo maior que é o bem comum, através de um atendimento de qualidade à população

   

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A governança no setor público é definida como um sistema de práticas e tomadas de decisões que engloba os mecanismos de liderança, estratégia e controle do desempenho nas corporações. Indissociável da responsabilidade de prestação de contas (accountability), a governança avalia, direciona e monitora a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

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 O Comitê de Governança, Integridade, Gestão de Riscos e Controles, é uma instância colegiada de caráter deliberativo, prevista no art. 23 da Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 1, de 10 de maior de 2016, e foi instituído pela Portaria IFSP 936/2018, com o objetivo de adotar medidas para sistematização de práticas relacionadas à gestão de riscos, controles internos, governança e integridade no âmbito do IFSP.

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