Atribuições / Comissões
Atribuições:
A Coordenadoria do Escritório de Processos (CEPR-PRD) está subordinada à Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI-PRD) e integra a Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFSP (PRD).
Por meio de seus servidores, atua como Equipe de BPM (Business Process Management ou Gerenciamento de Processos de Negócio), encarregando-se de coordenar as áreas de Modelagem e Gerenciamento de Processos, bem como, é responsável por todas as ações relacionadas ao IFSP Digital no que se refere a Documentos e Processos Eletrônicos.
De acordo com o Regimento Geral da Reitoria e dos Câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP - (PORTARIA NORMATIVA Nº 87/2023 - RET/IFSP, DE 29 DE MARÇO DE 2023)
Compete a este setor:
II. Definir os métodos e indicar as ferramentas para a modelagem de processos;
III. Coordenar os trabalhos de modelagem, verificando a correspondência entre processos, práticas da organização e fluxo de documentos;
IV. Instrumentalizar os servidores com conhecimento e ferramentas de mapeamento de processos, por meio de treinamentos constantes;
V. Apoiar a construção de indicadores de desempenho dos processos organizacionais;
VI. Otimizar processos e apoiar sua implantação, promovendo a melhoria contínua dos procedimentos operacionais-padrão do IFSP;
VII. Promover o alinhamento estratégico entre os processos e os objetivos organizacionais;
IX. Divulgar a modelagem de processos no IFSP e disseminação de uma nova cultura de fluxos de trabalho mais eficientes;
X. Capacitar servidores com conhecimento e ferramentas de mapeamento e modelagem de processos;
XI. Desenvolver a institucionalização do Escritório de Processos do IFSP quanto a procedimentos, comunicação e identidade visual;
XII. Comunicar as ações do Escritório de Processos do IFSP;
XIII. Prestar suporte aos servidores e áreas sobre processos do IFSP;
XIV. Gerenciar dados e informações sobre processos do IFSP e do Escritório de Processos fornecendo-os para os demandantes internos e externos;
XV. Apresentar e compartilhar o conhecimento do Escritório de Processos do IFSP por meio de ações internas e externas como palestras, cooperação técnica, entre outras;
Em relação ao IFSP Digital - Documentos e Processos Eletrônicos:
II. Atender às disposições legais internas e externas relacionadas a documentos e processos eletrônicos no contexto do IFSP;
III. Apoiar as atividades adequadas a procedimentos arquivísticos de classificação e guarda, relacionadas a documentos e processos eletrônicos no contexto do IFSP;
IV. Disseminar a cultura de utilização de meios eletrônicos na utilização de documentos e processos no IFSP;
V. Desenvolver a identidade visual dos documentos do IFSP por meio da criação e manutenção de modelos de documentos eletrônicos e demais estruturas relacionadas;
VI. Desenvolver a institucionalização do projeto IFSP Digital quanto a procedimentos, comunicação e identidade visual;
VIII. Parametrizar, controlar grupos de permissão e gerenciar os módulos de Documentos e Processos Eletrônicos do SUAP;
IX. Gerenciar a Central Serviços do IFSP Digital;
X. Prestar suporte aos servidores na utilização dos módulos de documentos e processos eletrônicos;
XI. Promover e acompanhar a implantação de melhorias em procedimentos e automações relacionadas a documentos e processos eletrônicos;
XII. Manter a base de conhecimento e manuais referentes ao IFSP Digital;
XIII. Elaborar e manter materiais e cursos relacionados ao IFSP Digital;
XIV. Capacitar servidores para a utilização de documentos e processos eletrônicos;
Comissões em que os servidores do EP participam:
Comissão | Servidores Participantes | |
CPGID | Comissão Permanente de Governança do IFSP Digital | Palladino, Regiani e Suzana |
CPSIA | Comissão Permanente do Sistema Integrado da Administração | Suzana |
CGPD | Comissão de Análise e Implementação da Lei Geral de Proteção de Dados no IFSP | Palladino, Janaína e Suzana |
CPDA | Comissão Permanente de Dados Abertos | Janaína |
CPA Central | Comissão Própria de Avaliação | Palladino |