Implantação do Serviço Protocolar Documentos Junto ao IFSP - Governo Digital
Com vistas à Transformação Digital* dos órgãos do governo federal, a Coordenadoria do Escritório de Processos (CEPR), atendendo as diretrizes da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI-PRD), coordenou as etapas do projeto para a implantação do serviço do balcão digital: Protocolar Documentos junto ao IFSP - via gov.br.
Este serviço possibilita aos cidadãos (portador ou interessado), aos órgãos e às entidades públicas e privadas protocolar documentos e processos pela Internet, de forma eletrônica junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, sem a necessidade de se deslocarem fisicamente até os Campus ou Reitoria do IFSP e, ainda, evitar gastos com o envio de correspondência postal.
Dentre as várias ações que vinham sendo executadas ao longo deste ano, a equipe responsável pelo projeto, ministrou na última sexta-feira (25/08/2023) treinamento para cerca de 50 servidores do IFSP, previamente cadastrados no Suap - Sistema Unificado de Administração Pública para operarem como atendentes nas demandas de entrega de documentos, encaminhadas pelos cidadãos para a sua unidade, a partir do Portal gov.br no referido serviço.
O objetivo é disponibilizar um novo serviço através de um canal, totalmente digital, proporcionando ao cidadão a comodidade em suas interações com o governo, já que elimina a necessidade do seu deslocamento até a instituição, podendo protocolar a entrega de seus papéis/documentos de forma virtual.
O serviço entrará em produção a partir de 01/09/2023.
(*) Transformação digital no governo significa oferecer um serviço público de qualidade, com menos gasto de tempo e dinheiro por parte do cidadão, para melhorar a vida daqueles que vivem e trabalham no país.
O potencial da transformação digital no setor público é enorme. Com a automação de serviços, o país reduz substancialmente as suas despesas anuais e torna a vida do cidadão mais fácil. Monitora-se melhor a oferta desses serviços e suas melhorias, tornando mais direta e transparente a relação do Estado com os brasileiros.